Endometriose

Loading
Carregando..

Posso Engravidar?

Um dos principais temores das mulheres com o diagnóstico de endometriose é saber se poderão engravidar quando desejarem.

Em primeiro lugar: calma!

Como explicado existem diversos tipos de endometriose, e a chance de uma gravidez espontânea tem relação com a quantidade de doença. Se você tem endometriose leve, a cirurgia pode perfeitamente restabelecer a possibilidade de gestação.

Já, quando a doença é avançada, alguns outros fatores vão determinar a chance de gravidez.

Acredito que dois são os mais importantes:

  • A idade na qual a mulher vai querer engravidar, visto que em algumas situações a reserva ovariana (quantidade e qualidade dos óvulos) é mais importante do que a endometriose. Em mulheres com diagnóstico da doença, e mesmo naquelas sem endometriose, costumamos indicar o congelamento de óvulos quando não há desejo de gestação em curto ou médio prazo.
  • Outra situação delicada acontece com mulheres que tem ou tiveram cistos de ovário decorrentes da endometriose, os chamados endometriomas. A cirurgia para remoção destes cistos acaba, invariavelmente, levando a diminuição da reserva ovariana. E, quanto maior o cisto maior vai ser a injúria ao ovário residual. Nestas mulheres, independentemente da idade, mas dependendo do tamanho do cisto e de cirurgias ovarianas anteriores, o congelamento de óvulos deve ser aventado. Em casos extremos temos que recorrer a doação de óvulos.

De qualquer forma, a medicina reprodutiva avançou muito nos últimos anos, aumentando muito a possibilidade de mulheres com endometriose engravidar. A interface endometriose/gravidez é muito particularizada, cada caso é diferente.