Endometriose

Loading
Carregando..

O que é ?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente, quando não acontece a gravidez, por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido, ao invés de ser eliminado, volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose.

A doença pode acometer diversos órgãos da pelve, como os ovários, as tubas, superfície do útero e órgãos não ginecológicos, como o intestino, a bexiga e os ureteres. Em casos extremos, apesar de ser muito raro, pode-se encontrar células de endométrio distante da pelve, como na pleura, pulmões e sistema nervoso central.

As células do endométrio, na pelve, vão funcionar de forma semelhante as que estão normalmente revestindo o útero, isso quer dizer que elas vão "menstruar" também! E é essa menstruação no lugar errado a responsável por grande parte dos sintomas da doença.

Apesar de ser uma das doenças mais estudar em ginecologia as causas ainda não estão bem definidas (leia mais em quais as causas).